sexta-feira, 5 de junho de 2009

AMBULATÓRIO MÉDICO = LUCRO

Henri Ford dizia: "O ambulatório médico é o setor da minha empresa que mais me dá lucro".
Portanto, que visão tinha esse homem!?! Por quê ele pensava assim? Certamente era observador, inteligente, econômico e sábio.
Senão vejamos: o empresário deve ter um número "exato" de funcionários para a produção de determinado produto. Ele não tem empregado "sobrando", pois isso custa caro; os encargos hoje são elevados.
Em tempos de crise e recessão como vivemos hoje, as empresas trabalham "enxutas". E isso quer dizer: ter empregados sadios e não ocorrência de acidente de trabalho, doença profissional ou até mesmo uma doença comum. A ideia é evitar afastamentos por problemas com a saúde do trabalhador. Isso tem um custo mensurável ou não, internamente (na empresa) e/ ou externamente (na comunidade). Todas essas coisas importantes são de responsabilidade do setor médico da empresa.
Com essa visão o empresário deverá optar, selecionar uma equipe de segurança e saúde que consiga os objetivos de boa saúde e bom ambiente de trabalho na empresa para não ocorrer queda na produtividade e nem na competitividade.
Como selecionar os profissionais que devem compor uma equipe de segurança e saúde de sua empresa?
- Formação profissional? Títulos?
- Experiência e vivência?
- "Q.I."? Esse profissional se recicla?
- Tem perfil para trabalhar em equipe multidisciplinar?
- É o mais barato?
- A empresa comporta serviço médico próprio ou é terceirizado? Se for terceirizado; você, empregador, conhece a idoneidade do fornecedor desse serviço médico? Tudo isso é importante porque o empregador é co-responsável em qualquer ocorrência, inclusive em processos.
A nossa legislação de segurança e saúde no trabalho assim como a previdenciária são exigentes no sentido de promover a saúde do trabalhador e um adequado ambiente de trabalho.
Enfim, o funcionamento de um serviço de segurança e saúde que saiba gerenciar bem todas essas questões pode transformar o ambulatório médico da empresa num setor de lucro e benefícios a todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário